sábado, julho 07, 2007

Tu pensas... o PC faz...

"Pilotar o seu PC pelo pensamento? Brevemente...

Está decepcionado pelo software comandado por voz? Cansado de escrever no teclado? Os Engenheiros da empresa Hitachi têm a solução para os seus problemas: a ordem pelo pensamento! A relação cérebro-máquina que estes investigadores acabam de testar torna-se num primeiro passo nesse sentido. Este sistema é capaz de ler subtis diferenças da pressão nos vasos sanguíneos que alimentam o cérebro e traduzi-las em comandos electrónicos.

Esta magia funciona por topografia óptica do cérebro. O afluxo sanguíneo é seguido por tecnologia infravermelho. Um afluxo mais importante numa determinada área do cérebro significa uma actividade local mais forte, sendo assim gerado um pensamento nessa zona. O dispositivo é de longe preciso, e, felizmente incapaz de ler o detalhe das ideias. Podemos no entanto enviar facilmente ordens simples. Por exemplo, na instalação piloto da Hitachi, a excitação do cortex frontal, é traduzida e representada por uma série de dados a enviar a um comboio eléctrico. Synopsis, mas visionário."


Bom... sinceramente quando eu li esta notícia fiquei um bocado "parvo".... quer dizer, a evolução é boa mas penso que isto não iria funcionar muito bem... Ora se o windows tradicional já é complicado (bloqueia, dá erros parvos, blue screens sem ninguém perceber...) imagina-se quando for comandado pelo cérebro!

Vejamos por exemplo, se estamos a ver um daqueles emails que nos costumam mandar dos AAA!! Tipo vamos pensar em quê? E o computador estará preparado para dar a resposta ao nosso pensamento? Eu não sei... Ou mesmo se nos apetecer comer, ele vai apresentar páginas web de restaurantes? ou ementas? ou como irá reagir a tais impulsos do nosso cérebro? E na remota hipótese de termos vontade de cagar? ou mesmo de dar um peido.... o mais provável é aparecer um blue screen!!!

Epa.....pronto eu sei... isso ainda está em fases de testes.... mas mesmo assim, não aprovo essa tecnologia, até porque pode ser perigoso para a nossa saúde pessoal!

Sem comentários: